Trancoso, Cidade situada no Distrito da Guarda, faz parte das 12 Aldeias Históricas de Portugal. Construída numa zona de montanha, cercada por muralhas praticamente intactas, possui um dos mais belos castelos e centros históricos de Portugal.
Famoso por ter sido casa de várias famílias Judaicas, Trancoso e as suas ruas repletas de história, fazem então parte dos principais destinos do turismo cultural Judaico do nosso país. Poderá partir à descoberta de recantos perdidos na Serra e a cada passo dado verá que é possível ser confrontado com a natureza, o património e a nossa tranquilidade.
Todos os anos ocorrem comemorações do feriado municipal no dia 29 de Maio, com a recriação da Batalha de Trancoso, a feira anual de São Bartolomeu em Agosto, a Feira da Castanha no primeiro fim-de-semana de novembro e conta também com o mercado semanal todas as sextas-feiras, um dos maiores da Beira Alta.
Para que possa desfrutar da beleza desta cidade com tranquilidade, conforto, hospitalidade, convidamo-lo a visitar o nosso espaço, para que se sinta como se estivesse em sua casa.
Castelo de Trancoso
Um dos locais turísticos mais visitados desta cidade.
Palco de várias batalhas tornou-se uma das fortalezas mais importantes da região no seu tempo, foi classificado como Monumento Nacional no ano 1921.
Casa do Gato Preto
É um edifício histórico, testemunho do património Judaico de Trancoso, na sua fachada encontram-se vários elementos esculpidos que nos remetem a esses tempos.
LocalizaçãoCapela de São Bartolomeu
Este pequeno templo católico, de 1778, incorpora elementos típicos do Barroco tardio e um painel de azulejos criado pela Fábrica Battistini, em memória do casamento de El-Rei D. Diniz com a Rainha |Santa D. Isabel de Aragão.
LocalizaçãoPelourinho e Igreja de São Pedro
Situado no adro da Igreja de São Pedro desde 1510, data que foi atribuído o Foral Novo por D. Manuel, o Pelourinho simboliza justiça, autoridade e autonomia do Município. Está classificado como Monumento Nacional desde 1910.
Quanto à Igreja de São Pedro, de estilo tardo-barroco, sofreu uma reconstrução no séc. XVIII, mas tendo sido fundada na Idade Média. Dentro dela encontra-se o mausoléu de uma figura icónica – Gonçalo Annes Bandarra.
Parque Municipal
Transformado a 1896 em jardim botânico, alberga hoje cerca de 650 árvores, de 40 espécies, muitas delas centenárias e exóticas. Preserva o seu estilo romântico ou eclético.
LocalizaçãoGastronomia
Extremamente variada, a gastronomia da cidade de Trancoso, é influenciada pela geografia e pelas condições naturais da região. Nela podemos destacar o bacalhau à São Marcos, o cabrito assado no forno, enguias à São Bartolomeu, enchidos variados, sardinhas doces de Trancoso, bolo de castanhas, entre tantas outras delícias tão próprias da nossa região.
Ver maisPara mais informações pode visitar o site do Município e também o site das Aldeias Históricas de Portugal